DSCF20461O secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, participou nesta quarta-feira (31), do lançamento dos Planos de Locais de Habitação de Interesse Social (PHLIS), numa parceira com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), que tem como objetivo diminuir o déficit habitacional do Maranhão. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), no Bairro do Monte. O secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, participou nesta quarta-feira (31), do lançamento dos Planos de Locais de Habitação de Interesse Social (PHLIS), numa parceira com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), que tem como objetivo diminuir o déficit habitacional do Maranhão. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), no Bairro do Monte Castelo.

Segundo Pedro Fernandes, o estado aponta problema habitacional perfazendo um déficit de 500 mil moradias que devem ser resolvidos num prazo de até 20 anos. “Precisamos de muitas ações e parcerias como é o caso do Conlagos. Uma preocupação existente em todos os estados brasileiros, que somente poderá ser resolvidos de mãos dadas com as prefeituras e o governo federal”, acrescentou o secretário. No país o déficit habitacional é de oito milhões de unidades residenciais.

O Conlagos nasce com o objetivo de atuar, conforme adiantou o presidente do consórcio e prefeito de Bom Jardim, Antônio Roque Portela, como instrumento das prefeituras de articulação e implantação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos municípios.

“O lançamento dos Planos de Locais de Habitação de Interesse Social dá início a uma série de discussões, a fim de verificar onde os municípios têm dificuldades na área habitacional em relação ás demandas e buscar recursos. Queremos dar dignidade ao cidadão”, enfatizou Roque Portela.

“A parceria com a Secretaria de Cidades é de suma importância, porque nós sabemos da necessidade do ser humano em ter a casa própria. O Conlagos, onde já fui presidente, teve a iniciativa de congregar vários prefeitos no sentido de unir forças para elaborar os PLHIS”, destacou o prefeito de Arari, Leão Santos.