A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a mineradora Vale realizaram, nesta quarta-feira (27), reunião técnica para discutir e socializar propostas de ação do “Programa Atitude Ambiental” em escolas da área Itaqui-Bacanga.

A reunião, coordenada pela secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, teve a presença da coordenadora de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares; representante da consultoria Ser Integral, Thais Camargo; a superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Eliane Alhadeff; o gestor da URE São Luís, Francisco Saraiva; supervisor de Gestão de Programas Especiais, André Leite Xavier, além de representantes de escolas da rede estadual da área Itaqui-Bacanga.

Nesta etapa do projeto as equipes da Vale e da consultoria Ser Integral, envolvidas no projeto, apresentam as propostas de ação aos técnicos e gestores da secretaria, além de realizar o ajuste de cronograma das ações com os gestores das escolas participantes, para o biênio 2014-2015. Segundo Vanessa Tavares, “a pretensão da Vale é melhorar a consciência e atuação dos estudantes na defesa do meio ambiente, provocando atitudes que construam um sistema social mais justo. Isso passa pelo apoio por meio da capacitação e suporte às ações de educação ambiental nas escolas, sobretudo nas áreas de atuação da Vale, como cidades cruzadas pela Ferrovia e comunidades próximas ao Porto, caso da área Itaqui-Bacanga”.

A secretária adjunta Leuzinete Pereira destacou as ações já desenvolvidas na Seduc, como a grande mobilização em prol da temática ambiental alcançada neste ano pelas conferências Infanto-juvenis realizadas em mais de 1000 escolas maranhenses. Segundo Leuzinete, “a continuidade das ações em prol do meio ambiente, e a parceria de grandes instituições, como a Vale, no desenvolvimento dessa temática contribui para a formação de uma juventude mais participativa na defesa do meio ambiente e na busca por melhor qualidade de vida”, afirmou.

Programa Atitude Ambiental O programa Atitude Ambiental busca provocar atitudes que construam um sistema social mais justo, trazendo a preocupação com as gerações futuras no sentido de deixar não apenas um mundo melhor às próximas gerações, mas pessoas melhores ao mundo. Foi a partir desse conceito que a consultoria Ser Integral estruturou programa. Toda a estratégia educacional tem como base o desenvolvimento humano, de forma que o indivíduo compreenda sua relação com o meio ambiente de forma sistêmica e principalmente os impactos que suas atividades podem causar ao mundo.

O programa foi desenvolvido com base nos pilares da Unesco de educação para o século XXI: Conhecer, Ser, Fazer e Conviver, e também está alinhado às novas diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Conama. Utiliza ainda materiais didáticos que apoiam a estratégia baseados nos conceitos inovadores da Educomunicação. A atuação do programa das escolas tem duração de dois anos, divididos nos pilares Conhecer e Ser/Fazer. No primeiro ano é realizado o diagnóstico e a capacitação em temáticas ambientais dos professores, posteriormente é realizada a etapa empírica, em que os projetos pensados por cada unidade escolar é colocado na prática e são avaliados os seus resultados como transformador da realidade.

Data: 28/11/2013