GERAL

Em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, a governadora Roseana Sarney entregou os veículos, adquiridos em parceria com o Governo Federal.

21/05/2014 00h00
onibus2A governadora Roseana Sarney entregou, na tarde de ontem, no Palácio Henrique de La Rocque, 70 ônibus escolares a 40 municípios maranhenses. Até o fim deste mês, mais 61 ônibus serão entregues, totalizando 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual) e dentro do programa Caminhos da Escola.

Roseana Sarney ressaltou a importância de garantir mais conforto e segurança no transporte escolar de crianças e adolescentes. “Esta é mais uma etapa dentro do desafio de melhorar a vida dos estudantes no interior do estado. Não há nada mais importante do que garantir às nossas crianças um transporte de qualidade e, com conforto, até as escolas”, enfatizou. A governadora lembrou que os veículos entregues passaram por uma vistoria criteriosa de todos os itens de segurança.

Inspeções – “Foram feitas inspeções determinadas pelo Ministério da Educação [MEC] e, além disso, os veículos passaram pelo controle de qualidade do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] e já saem daqui emplacados e com toda a documentação necessária”, afirmou.

O investimento para a compra dos veículos foi da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), e o repasse dos veículos é feito às prefeituras, entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio).

Além dos ônibus escolares, Roseana Sarney elencou outras ações na área de educação realizadas pelo Governo do Estado. Ela citou os investimentos na compra de 91 mil carteiras escolares, 4 mil aparelhos de ar-condicionado; de 15 mil tablets; e também a construção e reforma de 134 escolas em todo o Maranhão.

Presentes à solenidade, os deputados Roberto Costa, Magno Bacelar, Carlos Filho, Edilázio Jr, Leo Cunha e Rigo Teles; os secretários João Bernardo Bringel (Educação); Carla Georgina (Comunicação Social); Luiza Oliveira (Direitos Humanos); Anna Graziella Costa (Casa Civil); Ricardo Guterres (Minas e Energia); Marcio Coutunho (Assuntos Políticos), Silvano Neto (Cidades); José Costa (Ciência e Tecnologia); Pâmela Santos (Articulação Institucional); o diretor-geral do Detran-MA, André Campos; além de prefeitos dos municípios beneficiados.

O secretário da Educação, João Bernardo Bringel, destacou a parceria com o Governo Federal. “É uma grande satisfação entregar esses veículos. Cerca de 40% da população do nosso estado vive na zona rural e necessita desse cuidado no transporte escolar. Esses veículos são fruto das solicitações feitas ao Governo Federal e do esforço da governadora junto aos ministérios”.

A prefeita de Satubinha, Dulce Maciel, recebeu as chaves do veículo das mãos da governadora e agradeceu em nome de todos os gestores dos municípios contemplados. “É com muita satisfação que nós recebemos mais um benefício do Governo do Estado. Em nome de todos os prefeitos agradeço à governadora Roseana pelo compromisso e preocupação com a educação”, destacou.

A prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa, agradeceu a atenção dada ao município. “Essa é uma das melhores notícias que o município recebeu nos últimos dias. Ficamos mais tranquilos agora que nossas crianças terão segurança, tranquilidade e conforto no caminho para a escola”, declarou.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

Data: 21/5/2014