002876A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape), realizou na última segunda-feira (31), a assinatura do termo de cooperação técnica com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) para execução do Programa Projovem Campo /Saberes da Terra.

O Projovem Campo tem como objetivo ofertar a escolarização em ensino fundamental de quinta a oitava série, com qualificação profissional para jovens e adultos agricultores na faixa de 18 a 29 anos, participantes da agricultura familiar.

A parceria entre os órgãos atuará em 44 escolas de 38 municípios, qualificando um total de 1.566 alunos em 57 projetos profissionalizantes de produção alternativa de alimentos e suinocultura.
Entre as ações do programa está prevista a assistência técnica e profissional ao aluno e sua família; formação continuada; acompanhamento técnico-pedagógico; aquisição e distribuição de material didático específico; contratação de professores do núcleo comum e de ciências agrárias.

Segundo o secretário Pedro Fernandes, as parcerias para o Projovem Campo atendem a dois objetivos estratégicos da Seduc. “Por meio das parcerias, podemos alcançar a melhoria do ensino e da qualificação de nossos jovens, bem como trazer a sociedade a participar ativamente da transformação da realidade educacional do estado”, disse.

O presidente da Agerp, Jorge Luiz Fortes ressaltou o papel da agência enquanto fomentadora do desenvolvimento rural no estado. “A Agerp tem como missão o desenvolvimento rural no estado, e isso passa pela qualificação de profissionais que atuarão no campo. A parceria com a Seduc trará excelentes frutos”, realçou.

Para Simone Macieira, diretora superintendente do Sebrae-MA, a participação do Sebrae no projeto é pertinente, pois a entidade sempre atuou ao lado de pequenos e microempreendedores que, neste caso, são os jovens agricultores familiares.

PROJOVEM CAMPO

O programa Projovem Campo/ Saberes da Terra é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvido por meio do Ministério da Educação, secretarias estaduais de Educação, prefeituras, secretarias municipais de Educação e Agricultura e movimentos sociais do campo, regido pela resolução 45/2009.

No Maranhão, o acordo de cooperação entre Seduc, Agerp, Embrapa e Sebrae-MA terá vigência de oito meses, podendo ser prorrogado por igual período para o desenvolvimento das ações que terão início no mês de abril de 2014.

 

Data: 01/04/2014
Fonte: Ascom/Seduc