002874Com a meta de implantar padrões básicos de aprendizagem e de ensino em 100% das escolas da rede estadual de ensino do Maranhão até dezembro de 2014, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino e, em parceria, com o Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciaram, nesta terça-feira (1º), workshop de acompanhamento e monitoramento da implantação e execução dos padrões básicos de aprendizagem e ensino nas escolas.

O evento, que vai até esta sexta-feira (4), está sendo realizado no auditório da secretaria, localizado no bairro São Francisco, e tem como público-alvo as lideranças e técnicos de diversos setores da secretaria que estão envolvidos na execução do Programa Mais Ensino.

Segundo a coordenadora da ação, Carla Veras, durante o período do encontro serão revistas, reelaboradas, apresentadas e definidas propostas da matriz de processos a ser realizados por gestores, supervisores escolares e professores. “Isso dará mais agilidade e controle ao trabalho, aumentando a eficiência das ações na implantação do Programa Mais Ensino”, explicou.

A gerente de projetos do IAS, Rita Paulon, destacou a necessidade e constante acompanhamento das escolas. “Estamos discutindo e planejando as alterações necessárias ao Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), desenvolvido em parceria pela Seduc e IAS, de modo que seja efetivado um padrão de acompanhamento integrado nas escolas durante a implantação das diretrizes curriculares”, informou.

Lucinete Vilanova, superintendente de educação básica da Seduc, informou que o workshop terá como produto final um relatório detalhado contendo as matrizes de atividades e os instrumentos de monitoramento, avaliação e implementação dos padrões básicos de aprendizagem e ensino.

 

Data: 01/04/2014
Fonte: Ascom/Seduc