A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape), está promovendo o Seminário de Formação Intersetorial do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. O evento acontece até esta sexta-feira (28), no Auditório Paulo Freire, localizado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís.

O seminário visa orientar os gestores municipais do programa quanto a realização do diagnóstico e da aplicação de questionário para identificação das barreiras para o acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC.

Estiveram presentes à abertura do evento o secretário de educação, Pedro Fernandes; a secretária-adjunta de projetos especiais, Conceição Andrade; secretária-adjunta de Assistência Social, Agenilma Gomes; coordenadora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão do Ministério da Educação, Ivone Ramos Martins; coordenadora do grupo gestor de Caxias, Fátima Liguri; a supervisora de Educação Especial da Seduc, Maria do Perpetuo Socorro; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José de Ribamar Bastos, além das equipes gestoras do programa dos 217 municípios maranhenses.

O secretário Pedro Fernandes ressaltou a importância do evento no contexto de fortalecimento do regime de colaboração. “Esse é um importante espaço de discussão e aprendizado, reunindo representantes de todas as instituições envolvidas no BPC, nas esferas federal, estadual e municipal, fortalecendo a colaboração e melhor desenvolvimento da prestação do Benefício”, disse.

Durante o evento, estão em debate temas como acessibilidade e inclusão, o acompanhamento e monitoramento do BPC, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Haverá, ainda, espaço destinado para a tirada de dúvidas dos procedimentos do programa e troca de saberes.

Data: 27/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA