A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciou, nesta quinta-feira (27), a capacitação de mil professores de 81 municípios que apresentam altos índices de distorção idade-série. A formação está sendo realizada no Hotel Praia Mar, em São Luís, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

Durante a abertura do evento, o secretário Pedro Fernandes destacou a importância da parceria do Instituto Ayrton Senna no desenvolvimento das atividades da Seduc.

“A colaboração do Instituto Ayrton Senna, por meio dos programas de correção de fluxo ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ tem sido fundamental à realização de dois importantes objetivos institucionais da Seduc: melhoria da aprendizagem e fortalecimento do regime de colaboração, trabalhando conjuntamente aos municípios na melhoria das condições de ensino e dos índices educacionais do Estado”, realçou.

Rita Paulon, do Instituto Ayrton Senna, ressaltou o sucesso da parceria realizada com a Seduc. “Essa nova fase dá continuidade ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a Seduc, apresentando resultados positivos e garantindo a diminuição da distorção idade-série dos alunos da rede”, afirmou.

Organizada pelas supervisões de Programas Especiais e de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos, a formação envolverá professores dos Programas de Correção de Fluxo “Se Liga” e ”Acelera” Brasil, desenvolvidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

O evento está sendo realizado em três etapas: a primeira até esta sexta-feira (28), com a participação de aproximadamente 200 professores que já atuam no programa; a 2ª etapa, de 31/03 a 04/04, com 450 novos professores; e a última etapa no período de 08 a 11/04, atendendo aproximadamente 350 professores novos.

Desde 2012, a Seduc vem apoiando os municípios maranhenses na correção de distorções série-idade, bem como alfabetização através de metodologias aplicadas pelos professores capacitados.

Segundo dados da Supervisão de Programas Especiais, desde que foram implantados em 2012, os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil” já capacitaram mais de 1.290 professores, beneficiando aproximadamente 23.718 crianças maranhenses.

 

Data: 27/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA