Técnicos da Seduc e Uema discutem criação do sistema no estado

Técnicos da Seduc e Uema discutem criação do sistema no estado

A proposta de criação do Sistema Maranhense de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Simae) foi discutida, nesta segunda-feira (24), por gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual de Educação (Uema). A ferramenta objetiva possibilitar o acompanhamento da qualidade da educação e reunir subsídios para formulação de políticas públicas.

Participaram da reunião, que aconteceu na reitoria da Uema, o secretário Pedro Fernandes, a assessora-chefe da Universidade, Hilda Batista, representando o reitor José Augusto, e técnicos das duas instituições.

Pedro Fernandes explicou que o sistema irá avaliar todos os níveis e modalidades de ensino, envolvendo as redes estadual e municipais, aferindo todas os setores da educação. “A ideia é criar um sistema de avaliação que servirá também para a Uema planejar sua oferta de cursos de formação inicial e continuada de professores”, apontou. Ele também sugeriu a assinatura de um protocolo de intenções entre as duas instituições a fim de criar o Simae no estado.

002861Hilda Batista destacou o papel da universidade no apoio às políticas públicas estaduais e a importância do sistema de avaliação para avaliar resultados educacionais. “Será o primeiro passo para a implantação da meritocracia, avaliando o resultado real de cada escola e daqueles envolvidos com a educação”, acrescentou.

Segundo Vera Pires, supervisora de avaliação educacional da Seduc, o Simae visa também promover intervenções pedagógicas e gerenciais para aprendizagem; criar um indicador de qualidade para as escolas do Maranhão; possibilitar integração e o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo educativo, por meio do acompanhamento efetivo dos resultados obtidos pelas escolas.

Fotos/Lauro Vasconcelos
Data: 27/03/2014
Fonte: ASCOM/SEDUC