Com a finalidade de avaliar e implantar políticas públicas de melhoria para Educação do Campo no Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação do Campo, definiu o calendário anual do Comitê Executivo Estadual de Educação do Campo. Os encontros acontecerão bimestralmente, nas segundas e terças-feiras, dos meses de maio (6.05), julho (8.07), setembro (9.09) e novembro (11.11).

O Comitê Executivo Estadual de Educação do Campo é um órgão colegiado, de natureza técnica, representativo das instituições governamentais, não governamentais e movimentos sociais que atuam na Educação do Campo, no Maranhão, com o propósito de defender, propor, avaliar e implementar políticas públicas de educação que atendam, de forma adequada e com qualidade, os povos do campo.

Segundo a professora Célia Regina Campos Santos, supervisora de Educação do Campo da Seduc, “o comitê é uma importante estratégia de mobilização das organizações com o caráter propositivo, consultivo, de assessoramento e acompanhamento das ações de implementação das políticas públicas de Educação do Campo”, explicou.

Cinco comissões técnicas farão parte do comitê dentre elas: Comissão de Estudo e Pesquisa (Ethos, Iterma, Sema, Agerp, Ibama, Assema, Undime, Ifma, Uema, Ufma); Comissão de Gestão Educacional (Aconeruc, Uaefama, Arcarfar, MST, CEE, PCDS); Comissão de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais de Educação (Seduc, Ifma, Uema, Ufma, Omep, CEE); Comissão de Avaliação e Práticas Pedagógicas (Polo Comunitário de Desenvolvimento Sustentável, Undime, Aconeruc, CEE); Comissão de Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos (Iterma, Fetaema, Assema, Aged).

A Portaria 1.236, publicada no dia 23 de setembro de 2013, designa a composição do comitê, com representantes de 22 entidades entre as quais os órgãos de governo, nas esferas federal, estadual e municipal, movimentos sociais, ONGs e sindicatos vinculados direta ou indiretamente, à Educação do Campo.

Data: 27/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA