002848O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Ciência e Tecnologia (Sectec), realizou, nesta segunda-feira (24), a aula inaugural do Programa MTec – programa que visa ofertar o ensino médio regular, por meio da mediação tecnológica, a comunidades rurais de difícil acesso, onde há déficit de professores. O evento foi realizado no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.

A solenidade foi presidida pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu, representando a governadora Roseana; e pelos secretários de Educação, Pedro Fernandes e de Ciência e Tecnologia, José Costa. Também participaram equipes técnicas da Seduc e Sectec, além de alunos, coordenadores e supervisores do programa MTec, conectados em tempo real, via satélite.

002849João Abreu destacou a importância estratégica da ampliação do MTec em 2014, para a melhoria da oferta do ensino de qualidade no estado. “A ampliação do programa em 2014 é uma determinação da governadora Roseana, que percebe a educação como uma das áreas fundamentais ao desenvolvimento de nosso estado e à melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.

Para o secretário Pedro Fernandes, a ampliação do programa contribui à universalização da oferta do Ensino Médio no estado. “O programa possibilita a inserção e aprendizado a jovens de locais distantes, onde há ausência de professores. É importante destacar a qualidade das aulas, preparadas por uma equipe altamente qualificada da Seduc, além da possibilidade de interação aluno-professor, garantindo o sucesso da aprendizagem”, afirmou.

002850Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, “a parceria com a Seduc para a oferta do ensino médio mediado por tecnologia é bastante frutífera. Estamos utilizando tecnologia própria do estado para integração e desenvolvimento, fornecendo meios para oferta de educação de qualidade aos maranhenses”.

MTec
Idealizado pela Seduc, o MTec é uma das ações estratégicas para a universalização do ensino médio do estado. Para 2014 a tecnologia deverá entrar em funcionamento em 300 salas instaladas em 74 municípios, para o atendimento de 7.640 alunos nos 1° e 2° anos e nos turnos vespertino e noturno.

O programa é composto por 13 professores especialistas que ministram suas aulas, a partir de uma plataforma, via satélite e em tempo real, utilizando recursos pedagógicos, como vídeos, músicas, objetos de aprendizagem, que permitem aulas contextualizadas e dinâmicas, além de possibilitar interatividade imediata entre professor e alunos.
O MTec é uma parceria entre Seduc a Sectec, por intermédio da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima), instituição que fornece os equipamentos e tecnologia para subsidiar a efetivação do programa.

Em 2013, o programa funcionou em 27 salas de aula de 1° ano do Ensino Médio, atendendo um total de 672 alunos de 21 escolas, localizadas em 19 municípios.
Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, através de parecer n° 210/2013, em outubro do ano passado, o programa do Governo contribuiu de forma significativa para definição de uma nova estratégia para alcance da meta de universalização e acesso com qualidade na última etapa da educação básica.

 

Data: 25/03/2014
Fonte: Ascom/Seduc