Estão abertas até o dia 31, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é destinado a quem não teve oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. As provas serão aplicadas, em todo o país, no dia 1º de junho de 2014, e podem ser feitas por pessoas com no mínimo 15 anos completos até esta data.

O Encceja é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos residentes no Brasil, para a concessão do certificado de conclusão do ensino fundamental. O exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação.

No ato da inscrição, os interessados devem selecionar uma ou mais áreas de conhecimento, entre Língua Portuguesa, com Redação; Língua Estrangeira Moderna; Educação Física e Educação Artística; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 do dia 31, no endereço eletrônico:http://portal.inep.gov.br/web/encceja/encceja

Para efetuar a inscrição no exame são imprescindíveis o número de Cadastro de Pessoas Física (CPF) e o número do documento Identidade (RG). O candidato deve indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento. No Maranhão, a certificação é concedida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Candidatos com deficiência terão assegurado atendimento especial. Mais informações sobre o exame podem ser obtidas no Edital nº 4, de 28 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União.
Data: 19/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA