A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, nesta terça-feira (18), da inauguração do Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência em Situação de Dependência e suas Famílias. A entidade fica localizada no Centro Educacional e Social São José Operário, na Cidade Operária, São Luís.

Representando o secretário Pedro Fernandes, estiveram presentes ao evento a secretária-adjunta de Projetos Especiais, Conceição Andrade, e a supervisora de Educação Especial, Maria do Perpétuo Socorro Almeida.

Conceição Andrade destacou a importância do Centro-Dia no atendimento às pessoas com deficiência que não podem participar de escolas regulares. “O Centro-Dia é uma iniciativa importantíssima, que garantirá dignidade e efetiva inclusão às pessoas com necessidades especiais, sendo fundamental no acompanhamento e auxílio às suas famílias”, apontou.

O Centro-Dia faz parte do programa “Viver Sem Limites”, do Governo Federal, previsto no Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, e irá atender pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual, que estejam em situação de dependência, e às famílias que se encontrem em situação de pobreza ou risco por violação de direitos.

O CES São José Operário, organização selecionada para executar esse serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, poderá atender até 30 usuários, de 18 a 60 anos de idade, em cada turno de quatro horas.

O usuário poderá frequentar o Centro-Dia diariamente ou em dias alternados, em período integral (10 horas) ou parcial (mínimo de 4 horas), a partir da elaboração de um plano individual e/ou familiar de atendimento.

Para acessar o serviço ofertado pelo Centro-Dia, a pessoa com deficiência deverá ser encaminhada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), junto com um laudo médico e um relatório de assistente social. A pessoa pode procurar diretamente o Creas ou ser encaminhada por outras unidades da assistência ou da saúde.

 

Data: 18/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA
..