Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizaram, esta semana, no município em Barreirinhas, um seminário sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), com a participação de técnicos de nove dos doze municípios da Unidade Regional de Educação de Rosário. Foram discutidos os primeiros passos para a elaboração do PME, como a formação da comissão responsável pelo plano em cada município e a criação dos Fóruns Municipais de Educação.

Outro ponto abordado foi o planejamento das capacitações que serão feitas em cada cidade, para os membros das comissões municipais. Os técnicos foram orientados sobre como deve ser feita essa capacitação, que pontos devem ser abordados e como eles devem ressaltar para as equipes a importância do Plano Municipal de Educação, que deve ser alinhado com o Plano Estadual (PEE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Na elaboração do Plano Municipal, é feito primeiro um diagnóstico situacional da educação no município, e a partir dele são estabelecidas metas e estratégias para melhorar o que precisa ser melhorado.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Lucinete Vilanova, informou que, em alguns lugares, os técnicos estão na fase inicial do processo, que é a elaboração do diagnóstico da educação no município. Outros estão em situação mais avançada, como é o caso de Icatu, que já iniciou a mobilização para elaborar o Plano. A avaliação feita pela equipe da Seduc é positiva. “Os municípios estão muito envolvidos com o processo, percebem que esta ação tem tudo para fortalecer a política educacional e que o Plano Municipal é o ponto de partida, que vai representar mais autonomia e desenvolvimento para as redes municipais de ensino”, avaliou Lucinete Vilanova.

Na capacitação estiveram representantes dos municípios de Axixá, Icatu, Morros, Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Primeira Cruz e Rosário. Técnicos de Buriticupu, da Unidade Regional de Açailândia, participaram da capacitação e fizeram um relato sobre a elaboração do plano no município, que já está bem avançado.

“É importante quem está começando conhecer a realidade de quem já está mais avançado. E para realmente consolidar o processo de elaboração do Plano Municipal, também é preciso o apoio incondicional das prefeituras e secretarias municipais de educação para as comissões”, ressalta a superintendente Lucinete Vilanova.

Data: 13/03/2014

Fonte: ASCOM – SEDUC MA