Alunos, professores e gestores do Centro de Ensino Governador João Castelo, escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de Pastos Bons, estarão nesta quinta-feira (13), em São Luís, para conhecer o funcionamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), bem como das instituições de ensino da capital. Os estudantes serão recebidos pela Secretária Adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira da Silva.

A viagem dos estudantes é fruto do Projeto do Ensino Médio Inovador – Proemi, um programa que visa incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida.

“Por meio de atividades educativas e inovadoras como esta, que vai além da sala de aula, pretendemos incentivar o aluno da rede pública a buscar um futuro melhor”, disse a gestora do Centro de Ensino Governador João Castelo, Deusirei Mendes da Silva.

Além de uma visita a Assembleia Legislativa, os alunos também visitarão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

Para o presidente do Grêmio Estudantil, Jackson Coelho, o momento representa uma grande oportunidade. “Sinto-me feliz em participar de um momento como este. Para os jovens que estudam no interior representa uma grande oportunidade estar na capital. Vamos estar atentos, observando e estudando para depois debatermos em sala de aula”, disse.

Por meio do projeto, as instituições de ensino da rede pública podem realizar os seguintes gastos: locação de equipamentos e contratação de serviços de sonorização, mídia, fotografia e informática; – obras de reparos, manutenção e pequenas adequações prediais, para melhoria dos ambientes escolares; contratação de serviços especializados para as práticas docentes; aquisição de materiais didático-pedagógicos para o desenvolvimento das atividades de ensino e aperfeiçoamento profissional dos gestores e professores; e aquisição de equipamentos para laboratórios de ciências, informática, sistema de rádio-escola, cinema, mídia, entre outros, visando fortalecer e apoiar as atividades gerenciais e docentes e a melhoria do ensino.
Data: 12/03/2014
Fonte: ASCOM / SEDUC MA