As profissionais de educação da rede estadual de ensino serão homenageadas pela secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da secretaria adjunta de Projetos Especiais (Sape), este mês, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março). “As mulheres devem ser homenageadas todos os dias. Elas educam, administram, cuidam, enfim, amam e exalam virtude por onde passam”, destacou o secretário Pedro Fernandes Ribeiro, em mensagem encaminhada neste sábado (8) às servidoras da secretaria.

Até o dia 28 deste mês, será desenvolvido o projeto “Março Mulher”, que tem como objetivo sensibilizar a Seduc quanto à visibilidade da mulher como agente de transformação social com a montagem de um painel com a exibição de fotos de mulheres que fazem a educação na Sape. A abertura do projeto aconteceu na sexta-feira (7) com a montagem de painel sob a responsabilidade de Rosana Pinheiro, Ana Belém e Rachel Pavão, que disponível para visitação até sexta-feira (14), no prédio da Sape (São Francisco).

No dia 17, será realizada uma roda de conversa sobre educação e relações de gênero, para as profissionais da Seduc, conduzida pelas educadoras Rosyene Cutrim, Cláudia Simone e Rosana Pinheiro, visando à sensibilização sobre o preconceito, a discriminação e a violência contra as mulheres.

Paralelamente, até o dia 21, será realizada uma pesquisa sobre a condição das meninas e professoras nas escolas da unidade regional de educação de São Luís (URE São Luís), pelos servidores do Sistema de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama).

O encerramento do projeto “Março Mulher” haverá a exibição de três filmes de curta metragem e documentários para os técnicos da Seduc. Além disso, será feita avaliação das atividades, diálogo das interfaces e palestras de sensibilização sobre “O Histórico do Dia Internacional da Mulher” e o papel da educação frente ao combate à violência contra a mulher em escolas da URE de São Luís.

Data: 10/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA