A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Maranhão foi escolhida para representar o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), no Grupo de Trabalho para elaborar estudos sobre a implantação do regime de colaboração mediante Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE’s), no Ministério da Educação.

A Seduc será representada pela secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira da Silva. Além do Maranhão, também representará o Consed no GT a Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso.

O grupo será coordenado pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC e contará com a participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (Fnde), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fnce).

Na sexta-feira (14) será realizada no Ministério da Educação, em Brasília, uma reunião para discutir encaminhamentos e principais objetivos dos ADE`s, que servirão como instrumento de gestão pública para a melhoria da qualidade social da educação.

Criado pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.238, de 11 de outubro de 2012, o Grupo de Trabalho leva em consideração a necessidade de superação da dualidade entre as redes municipais e estaduais com vistas a apoiar-se de modo unificado na escola pública, na superação das desigualdades entre estados e municípios brasileiros, operado pelo conceito de arranjo educativo, acoplando as dimensões educacional e territorial.

As recentes experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação, em curso em diferentes regiões do país, aglutinam municípios territorialmente próximos numa rede colaborativa, cooperativa e que se constitui como arranjo, a partir de um diagnóstico educacional territorial e priorização de ações educacionais, com base nas dimensões do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Data: 10/03/2014
Fonte: ASCOM – SEDUC MA