Sobre a matéria veiculada no último domingo (9/3) no Programa Fantástico da Rede Globo a respeito das escolas públicas e, no caso do Maranhão, escolas públicas municipais de Codó:

“A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc/MA) vem buscando fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios na área educacional, no intuito de melhorar realidade do ensino no estado.

Em parceria com o MEC, estamos orientando noventa municípios maranhenses na elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação, que traçam metas e estratégias para a melhoria da educação de forma individualizada a cada realidade municipal.

Além disso, realizamos em 2013, em parceria com a UEMA e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (UNDIME-MA), orientação técnica aos 217 municípios, permitindo a elaboração dos Planos de Ações Articuladas (PAR). O que garante às redes municipais de ensino captar recursos voltados à construção e reformas de escolas, aquisição de carteiras, lousas, e demais mobiliários, além da formação continuada de professores.

Ainda no ano passado, realizamos quatro Seminários de Integração Estado e Municípios, reunindo prefeitos e secretários municipais de educação, onde colocamos a disposição das redes municipais todos os programas e projetos implementados pelo Maranhão.

Somente juntos, União, Estados, Municípios e toda a sociedade, vamos vencer os desafios para oferta de uma educação pública de qualidade”.