Capacitação sobre mapeamento escolar promovido pela Seduc e MEC

Capacitação sobre mapeamento escolar promovido pela Seduc e MEC

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizou, nesta terça-feira (23), capacitação sobre mapeamento escolar.

O curso tem como público-alvo supervisores, superintendentes e técnicos da Seduc, que integram a equipe designada à realização do mapa de prospecção das instalações físicas da Seduc. O documento irá nortear a captação e tabulação dos dados referentes às instalações físicas de todos os prédios da Seduc, bem como estimar o número de alunos por turma e idade, projeções demográficas de localização das escolas e de matriculas, entre outros.

O treinamento foi ministrado pelo consultor especial do PNUD, Luiz Guilherme Sperry Ribas. Engenheiro e especialista em geoprocessamento de dados, ele desenvolveu a metodologia que será utilizada para gestão dos dados obtidos por meio do mapeamento.

Segundo o consultor, “o trabalho de mapeamento escolar garante a implementação das políticas educacionais mais eficazes no sentido de ampliar o número de sala de aulas, verificar as escolas que podem ofertar o ensino médio, detectar espaços ociosos que podem vir a ser ocupados e mapear a ocupação de pessoal, visando a distribuição mais eficaz de professores e técnicos”.

Para o Superintendente de Engenharia da Seduc, Luciano Dias, “A oficina é um mecanismo eficaz de aprendizado, que possibilitará diagnosticar as demandas de cada local, realizando de maneira mais precisa as construções, reformas e ampliações das escolas da rede estadual”.

Foto/Orcenil Jr 

Data: 23/07/2013
Fonte: Ascom

Anúncios